21°
Máx
17°
Min

Conselho aprova criação do curso de Filosofia na UEPG

(Foto: Divulgação) - Conselho aprova criação do curso de Filosofia na UEPG
(Foto: Divulgação)

O processo de criação do curso de Licenciatura em Filosofia e seu projeto pedagógico foram aprovados na última reunião plenária do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas tratou como fundamental e necessária a criação do curso de Filosofia, enfatizando os méritos dessa área do conhecimento. A partir da conclusão dos trâmites internos, o projeto será encaminhado ao Governo do Paraná para as providências necessárias à aprovação de oferta e ao funcionamento do curso.

Durante a reunião do Conselho Universitário, o professor doutor Fernando Cerri, diretor do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SECIHLA), salientou o esforço da comissão para atender às exigências legais do projeto do curso. Ainda pontuou que o setor oferece as condições mínimas necessárias para iniciar o funcionamento do curso, alocado provisoriamente junto ao Departamento de Educação. Para o professor doutor Rogério Vitkowski, presidente da comissão de implantação do Curso, a aprovação representa um ganho à formação de professores para a educação básica, área específica da filosofia.

O professor Rogério registra que a UEPG é a única universidade pública paranaense que ainda não oferece o curso de graduação de licenciatura em Filosofia. “A formação de professores da área poderá qualificar as aulas da educação básica e atender a uma importante demanda regional de professores”. Como membro da comissão, o professor doutor Carlos Willians Morais considera que, além da demanda de formação de professores para a educação básica, a filosofia tem por mérito estabelecer uma importante base de reflexão e diálogo sobre a produção científica teórica e prática da universidade e da sociedade.

Colaboração Assessoria de Imprensa.