24°
Máx
17°
Min

Convites para 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco já estão à venda em Campo Mourão

(Foto: Prefeitura de Campo Mourão) - Convites para 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco já estão à venda
(Foto: Prefeitura de Campo Mourão)

Já estão sendo comercializados os convites para o tradicional almoço do prato típico de Campo Mourão, o carneiro no buraco. Os convites custam R$ 30 para adultos e R$ 15 para crianças.

O almoço será no dia 10 de julho no Parque de Exposições Getúlio Ferrari, dentro da programação da 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco. Este ano estão confirmadas 11 entidades no evento, servindo aproximadamente 12 mil pessoas.

A festa gastronômica mourãoense será realizada juntamente com a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial, de 5 a 10 de julho. A entrada no Parque de Exposições será gratuita nos seis dias de programação.

Informações sobre onde comprar os convites podem ser obtidas pelo site da prefeitura.

Sobre o  prato típico

A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade, no início da década de 1960, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, foram os responsáveis. No início, o prato era feito esporadicamente apenas em festas de amigos; na década de 1980, passou a ser servido também quando autoridades visitavam o município.

Em 1990, a iguaria foi oficializada como prato típico de Campo Mourão e a primeira Festa do Carneiro no Buraco aconteceu já no ano seguinte. A festa oferece para os visitantes, além do prato típico, shows, exposições, feira da agroindústria familiar, leilões de gado, artesanato, café colonial, festivais e espetáculos ao ar livre, parque de diversões, rodeio e muitas outras atrações.

Colaboração Prefeitura de Campo Mourão