21°
Máx
17°
Min

Cooperativas se unem para dia de oficinas na Praça Raposo Tavares em Maringá

Temas das oficinas vão de horta caseira à educação financeira (Foto: Divulgação) - Cooperativas se unem para dia de oficinas na Praça Raposo Tavares
Temas das oficinas vão de horta caseira à educação financeira (Foto: Divulgação)

As principais cooperativas que atuam em Maringá promovem neste sábado (9), na Praça Raposo Tavares, no Centro de Maringá, o Dia C. O evento terá a apresentação de projetos sociais e uma grade de oficinas, assim como a venda de alimentos e outros produtos, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo.

Participam da atividade Cocamar, Unimed, Uniodonto, Sicredi, Sicoob e Unicampo. O superintendente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Leonardo Boesche, participa da abertura, às 9h. O Dia C terá como tema ‘Ações que constroem e transformam vidas’.

Programação

Cada uma das cooperativas envolvidas terá uma tenda para apresentação dos trabalhos. A Cocamar, por exemplo, fará uma oficina sobre horta caseira e apresentará projetos sociais, como: Cultivar (que faz a inclusão de alunos da Apae no mercado de trabalho, produzindo mudas de espécies nativas), Comércio Justo (suco de laranja produzido com os frutos colhidos por citricultores associados, que é adquirido pelo mercado solidário internacional), Campanha Solidária (parceria que atende mais de 200 entidades assistenciais no fim do ano), Centro de Formação em Futebol Cocamar, Coral, atividades com núcleos femininos (reunindo produtoras) e Cooperjovem (jovens produtores).

Já a Unimed terá uma oficina sobre o projeto Plantando Saúde (distribuição de kits informativos e mudas de planta da espécie citronela, para prevenção do Aedes aegypti), com a realização de trabalhos de enfermagem e atividades como exercício laboral, orientação sobre nutrição e presença do grupo Unimed Alegria.

(Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)

O Sicredi vai organizar uma oficina sobre educação financeira e cooperativismo de crédito, além de ações envolvendo a Caravana Kids, distribuição de cofrinhos e de bonecos Poupedi, divulgação da campanha do agasalho, Eu Cooperado e presença do Abelhão.

O Sicoob fará uma oficina sobre educação financeira e planejamento financeiro familiar, grupo para pinturas no rosto de crianças e brincadeiras com fantoches. A Uniodonto vai organizar uma oficina sobre saúde bucal e presença do Escovódromo, com avaliações clínicas, mini-palestras educativas e distribuição de brindes.

Por fim, a Unicampo (que reúne profissionais de agronomia) promoverá uma oficina sobre gestão de pessoas e currículos, com distribuição de álcool gel e sensibilização do público sobre a prevenção da gripe e da dengue.

Toda a programação é gratuita e será realizada das 9h às 13h.

Colaboração Assessoria de Imprensa