20°
Máx
14°
Min

Corpo de Bombeiros do Paraná se prepara para competição nacional de resgate

Bombeiros do Paraná se preparam para competição nacional de resgate

O Corpo de Bombeiros do Paraná está se preparando para a Seletiva Nacional de Resgate Veicular, um campeonato que será promovido pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, entre os dias 7 e 9 de julho, no estado vizinho.

Para escolher as equipes que vão representar o Paraná no torneio brasileiro foi promovida a Seletiva Estadual de Resgate Veicular, na última semana. A seleção ocorreu nas instalações da Escola de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.

Durante o processo, as equipes foram designadas para atender ocorrências simuladas de resgate em veículos e trauma, em um tempo máximo de vinte minutos, seguindo técnicas e protocolos internacionais, no acesso, imobilização e retirada de possíveis vítimas, sem colocar em risco os bombeiros e sem complicar a situação da vítima.

Todas as provas foram avaliadas pelo capitão Ícaro Gabriel Greinert, pelo 1º tenente Eduardo Hunzicker e pelo médico Edison Valle Teixeira Junior. A equipe classificada em primeiro lugar foi a do 1º Grupamento de Bombeiros, que registrou 416 pontos, de um total de 600. Em segundo lugar ficou a equipe do 8º Grupamento de Bombeiros, que registrou 358 pontos.

Também foi realizado o Desafio do Trauma, cujos vencedores também vão representar o Paraná na Seletiva Nacional. Em primeiro lugar foram classificados a médica Michele Mamprim Grippa e o enfermeiro Luiz Marcelo da Silva Gaudêncio, ambos representantes do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Na sequência ficaram o médico Diego Franzolini e soldado Diogo Antonio Vaz de Sá, representantes do Siate do Corpo de Bombeiros de Cascavel.

Durante a Seletiva Nacional serão definidas as equipes que vão participar do Desafio Mundial de Resgate Veicular promovido pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) e previsto para outubro deste ano, em Curitiba.

O Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge – WRC) é realizado anualmente pela Organização Mundial de Resgate (World Rescue Organization – WRO) e é considerada a maior competição de resgate e salvamento em ambiente simulado do planeta.

A competição foi desenvolvida para desempenhar, com as melhores equipes de resgate e salvamento de diversos países, provas de desencarceramento, trauma, resgate em água e altura.

Além disso, durante o evento os participantes trocam experiências com equipes de outras localidades, aprendendo novas técnicas e divulgando a importância dos serviços de resgate e salvamento na redução da mortalidade e morbidade dos acidentes.