21°
Máx
17°
Min

Cresce 20% procura por cursos técnicos em Maringá e região

Vagas abrem a partir de novembro (Foto: EBC/Creative Commons) - Cresce 20% procura por cursos técnicos em Maringá e região
Vagas abrem a partir de novembro (Foto: EBC/Creative Commons)

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá registrou um aumento de 20% na procura por cursos técnicos nos colégios estaduais. A busca por qualificação profissional, na tentativa de uma vaga no mercado de trabalho, especialmente em tempos de crise econômica, seria a principal causa dos números.

Na rede pública estadual de ensino em Maringá, são ofertados 33 cursos técnicos em 17 colégios, localizados em nove municípios da área de abrangência do NRE. Oito são ministrados de forma integrada ao Ensino Médio e outros 25 são subsequentes, ou seja, depois. 

 A coordenadora de Educação Profissional do Núcleo Regional de Educação em Maringá, Elizabete Neves, destaca que os jovens vêm se mostrando mais conscientes da necessidade de capacitação. Além disso, a informação tem sido mais difundida, por meio da imprensa. 

“A crise financeira despertou a necessidade de empregabilidade e o interesse pelos estudos nos jovens e adultos como fonte de ascensão financeira”, avalia. Ela ainda defende que os cursos ofertados em Maringá têm grande qualidade. “Nos últimos anos, os cursos têm alcançado altos índices de satisfação, tanto para os alunos quanto para as empresas contratantes”, declarou.

Entre o público jovem, os cursos mais procurados são das áreas de informática, desenho da construção civil, estética, vestuário, nutrição e dietética. Já os adultos, mais focados em ascensão profissional ou troca de emprego, buscam vagas de técnico em saúde bucal, enfermagem, administração, contabilidade, segurança do trabalho e alimentos.

Quem tiver interesse, as vagas são abertas a partir de novembro. É possível deixar o nome na escola e ser informado sobre os cursos.

Colaboração Assessoria de Imprensa