22°
Máx
14°
Min

Criança e rapaz morrem com suspeita de H1N1 esta semana em Apucarana

(Foto: Creative Commons/EBC) - Criança e rapaz morrem com suspeita de H1N1 esta semana
(Foto: Creative Commons/EBC)

Duas pessoas morreram com suspeita de gripe H1N1 esta semana em Apucarana (a 63 quilômetros de Maringá). Os pacientes eram um rapaz de 25 anos e uma criança de seis anos, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Ambos tinham problemas de saúde que podem ter contribuído para os óbitos. Materiais foram colhidos para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba.

O rapaz de 25 anos era paciente renal e tinha aplasia medular, doença que altera o funcionamento da medula óssea e causa anemia, manchas escuras na pele e outros problemas devido à diminuição das plaquetas. Por causa disso, os pacientes sofrem com infecções frequentes.

Já a criança possuía problemas de saúde desde o nascimento e era aluna da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Junto com a gripe H1N1, ela apresentava um quadro de broncopneumonia.

Apucarana soma cinco mortes por suspeita de gripe suína, sendo que os outros três pacientes eram um homem de 48 anos, uma mulher de 33 e outra mulher de 57. Todos os pacientes faleceram após período de internação no Hospital da Providência.

A prefeitura iniciou a campanha de vacinação contra gripe e espera imunizar mais de 35 mil pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como crianças e pacientes com doenças crônicas, justamente como os pacientes que morreram esta semana.

Colaboração Prefeitura Municipal de Apucarana