23°
Máx
12°
Min

Crise leva trabalhadores de Maringá para sala de aula em cursos de capacitação

O número de desempregados no Brasil já ultrapassou 11 milhões. A quantidade assusta e deixa preocupado não apenas quem foi demitido, mas quem ainda tem um trabalho. Pensando no futuro e se precavendo, trabalhadores têm buscado cursos de qualificação.

Uma empresa em Maringá, por exemplo, recebe alunos de 20 a 40 anos que buscam se aprimorar em outras áreas, pensando em novos campos de trabalho. Eletricista em Mandaguari, Carlos Souza está aprendendo a instalar câmeras de segurança e cercas elétricas.

Já Odair Natal é jardineiro e cursa aulas para aprender o ofício de pedreiro, assim como Ivan dos Santos. Este já trabalhou na área ajudando o pai, mas hoje é motorista e busca ampliar suas possibilidades.

Ele acredita que vale o investimento, especialmente quando se escolhe algo que gosta. Mesmo se não for atuar profissionalmente na construção civil, já prevê utilizar os novos conhecimento na própria casa.

O professor José Rodrigues nota a procura dos alunos e destaca que a sala de aula é democrática. Segundo ele, qualquer pessoa que quiser se qualificar pode e deve buscar um curso.

Veja a matéria de Geovan Petry e Creval Sabino na Rede Massa/TV Tibagi.