24°
Máx
17°
Min

Cruzamento com sinalização confusa preocupa moradores do Portão

(Foto: Colaboração) - Cruzamento com sinalização confusa preocupa moradores do Portão
(Foto: Colaboração)

Sinalização é o que não falta no cruzamento da rua Francisco Frishmann – via rápida – com as ruas Zacarias de Paula Neves e Bororós, no Portão. São pelo menos oito placas verticais mais a pintura no chão. O problema é que cada dispositivo contradiz o outro que está ao lado, assim como uma pintura que foi feita uma sobre a outra, mudando a orientação.

A situação confunde motoristas e preocupa moradores, que tentam acompanhar as constantes mudanças de sentido nos dois cruzamentos localizados um ao lado do outro. A complicação é tanta que eles dizem que o risco de acidentes não está descartado.

“Em poucos meses mudaram o sentido da rua várias vezes e cada vez que mudava o sentido da rua, colocaram novas placas e pintaram o chão. É uma confusão, ninguém entende nada, ninguém sabe direito qual o sentido certo. A gente precisa resolver o problema”, explica uma moradora da rua, que preferiu não se identificar.

(Foto: Colaboração)(Foto: Colaboração) 

Situação confusa

Atualmente, a Zacarias de Paula Neves é mão dupla e dá acesso à rua Bororós, que segue em apenas um sentido. Porém, muitos motoristas se posicionam no cruzamento da Zacarias de Paula Neves com a rápida como se a rua tivesse apenas um sentido, impedindo os outros motoristas de entrarem na rua da maneira correta.

Além disso, alguns não respeitam a mão única da rua Bororós e andam na contramão para chegar à Zacarias de Paula Neves a partir do acesso da via rápida.

A moradora sugere que seja retomado o sentido único na rua Zacarias de Paula Neves. “Acho que o ideal é deixar o que estava há um tempo atrás. Uma coisa que fizeram, mas mudaram de ideia, foi deixar a Zacarias de Paula Neves em mão única, ela só segue em direção à rápida. A única solução que a gente vê seria essa”, comenta. No acesso da rápida para a rua Bororós, o pedido é por reforçar a sinalização ou até mesmo refazer o contorno da pista.

(Foto: Colaboração)(Foto: Colaboração)

Sentido

Em nota, a secretaria municipal de Trânsito (Setran) explicou qual o sentido correto no local. “A rua Zacarias de Paula Neves tem sentido duplo de circulação a partir da rua Francisco Frishmann (ou seja, a rua é de mão dupla, sendo possível a conversão à direita na Frischman para a Zacarias) e que a Rua Bororós tem sentido único de circulação a partir da Rua Zacarias de Paula Neves”, informou.

Além disso, nos próximos dias “haverá o acerto da sinalização na região, apagando as pinturas antigas”. Não foi informado, porém, quando o serviço será realizado. Enquanto isso, o risco continua. “Somos xingados, sem merecer, por seguir no sentido correto, sem contar o risco de acidente sério”, lamenta a moradora.