22°
Máx
14°
Min

Culpabilização da mulher vítima de violência é tema de seminário no MPPR

(Foto: Divulgação/MPPR) - Culpabilização da mulher vítima de violência é tema de seminário no MPPR
(Foto: Divulgação/MPPR)

A cada 11 minutos, um estupro é notificado no país, segundo a nona edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O quadro, porém, é mais grave do que a estatística indica: estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que apenas 10% dos casos são comunicados às autoridades. A subnotificação é decorrente, entre outras causas, do chamado processo de culpabilização da mulher em situação de violência de gênero, tanto por parte dos agentes públicos, que deveriam auxiliá-la, como da sociedade de modo geral.

Para debater essas e outras questões relacionadas ao tema, será realizado no dia 22 de março, a partir das 8 horas, e até às 18 horas, na sede do Ministério Público do Paraná (Auditório Ary Florêncio Guimarães, Rua Marechal Hermes, 751, Centro Cívico), em Curitiba, o seminário “Aspectos Práticos do Enfrentamento à Violência de Gênero: A Culpabilização da Vítima”. O evento é aberto a todos os interessados e terá transmissão ao vivo, via webcast.

Logo após o seminário, terá início, às 18h30, também no auditório da sede do MPPR, a audiência pública “Violência contra as mulheres – Plano de Política para as Mulheres do Estado do Paraná”. O encontro debaterá políticas públicas para atendimento e proteção às mulheres.

Colaboração MPPR