28°
Máx
17°
Min

CURITIBA ABANDONADA: idosos sofrem com descaso da Prefeitura

Em poucos dias, a vida de Elvira Gabardo Vidolin, de 84 anos, mudou drasticamente. A idosa, sempre sorridente e alegre, precisou ser internada na Unidade de Pronto Atendimento do Boqueirão na última terça-feira (12), com um grave quadro de pneumonia.

O problema é que desde então, ela não foi encaminhada para o hospital do Idoso, por falta de vagas. A situação deixou a família de Elvira desesperada. Desde então, os problemas se acumularam. A idosa só consegue comer alimentos líquidos, mas a comida servida na UPA é única e não segue a dieta de Elvira. Os familiares precisaram trazer comida de casa para que Elvira conseguisse se alimentar. 

Além disso, no quarto onde está a idosa, uma janela está quebrada e apenas um plástico rasgado impede parcialmente que o vento entre no alojamento. O problema é que ela está com poucas roupas e a família precisou, inclusive, levar cobertores para que a mulher não adoecesse ainda mais.

Os parentes ainda reclamaram que só podem ficar com ela por 15 minutos diários. O Estatuto do Idoso determina que idosos internados sejam acompanhados por responsáveis. No vídeo acima, você pode conferir o depoimento da filha de Elvira, relatando, emocionada, a situação desesperadora da mãe. Além disso, outras pessoas relataram para a equipe da Rede Massa o descaso sofrido por idosos na UPA do Boqueirão.