24°
Máx
17°
Min

CURITIBA ABANDONADA: Omissão de Gustavo Fruet prejudica ICI

(Foto: Divulgação ICI) - CURITIBA ABANDONADA: Omissão de Gustavo Fruet prejudica ICI
(Foto: Divulgação ICI)

A estratégia da atual gestão da Prefeitura de Curitiba em relação ao Instituto Curitiba de Informática (ICI) está prejudicando a organização. A avaliação é do presidente do ICI, Luís Mário Luchetta, em entrevista ao portal Massa News.

“Existe uma confusão na função dos conselheiros. A prefeitura ocupa quatro cadeiras do conselho que seriam para ajudar o ICI a progredir, desenvolver e avançar”, comenta. No entanto, Luchetta afirma que a função não está sendo cumprida da forma como deveria. “Isto está atrapalhando”, denuncia.

De acordo com o presidente do ICI, a situação ocorre desde que Gustavo Fruet assumiu o comando do município. Por lei, a administração da cidade indica quatro pessoas para integrar o conselho da organização e os indicados por Fruet estão tentando interferir negativamente na gestão do instituto. São eles o procurador do município e os secretários de Governo, Planejamento e Informação.

“Qualquer pessoa que assume o cargo de conselheiro de uma organização, não importa qual, tem a função de zelar pela perenidade dela e não pelos interesses de outra parte, que é o que está acontecendo. Eles querem nomear pessoas, estão mais preocupados com a gestão do prefeito e a sucessão do que a própria instituição”, reclama.

Um dos exemplos é o impedimento que os conselheiros deram à proposta de expandir as atividades do instituto para outras cidades. “Isso trava o crescimento do ICI”, comenta Luchetta. O ICI é uma organização social contratada pelo município para prestar serviços na área de informática e tecnologia. O instituto é responsável por todo o sistema utilizado pelo município.

O presidente do ICI afirma que toda esta “confusão” é fruto da estratégia de Fruet, que delegou a gestão do contrato e não acompanha a situação de perto. “É um problema de gestão e não tiro a responsabilidade dele. Ele está cobrando mal e não está se inteirando das coisas. Ele nunca pisou na sede do ICI, apesar de insistentes convites. Minha suposição é que ele delegou para evitar que as pessoas comentem que ele está ‘acertando com o ICI’’.