22°
Máx
17°
Min

CURITIBA ABANDONADA: Prefeitura não tem previsão para asfaltar rua “remendada” no Vista Alegre

CURITIBA ABANDONADA: não há previsão para asfaltar rua “remendada”

Ligar para o telefone 156, da Prefeitura de Curitiba, periodicamente. Esta é a rotina do motoboy Rafael de Sousa Valadares, morador da rua Arthur Leinig, no bairro Vista Alegre, em Curitiba. Parte da via, entre as ruas Solimões e Jeremias Lissa, ainda possui cobertura de antipó e está desnivelada com a enorme quantidade de remendos feitos para cobrir os buracos.

Ele conta que a última ligação ao telefone 156 aconteceu há um mês e a equipe foi até o local para tapar os buracos. No entanto, ele afirmou que daqui a pouco terá que fazer a mesma solicitação. A reportagem do Massa News encontrou pontos em que o tapa-buracos já está se desfazendo.

Os buracos aparecem frequentemente por conta do movimento, da situação já precária da cobertura e das chuvas. “A rua está toda remendada. A solução definitiva nunca vem. Esta é uma rua com bastante movimento no bairro. Muita gente utiliza-a para cortar caminho e passam pelos buracos, que aparecem com frequência por aqui”, conta Valadares. Ele mesmo já teve uma motocicleta avariada por conta dos buracos.

O motoboy comenta que moradores do bairro reivindicam há muito tempo a pavimentação deste trecho da rua Arthur Leinig. “Liguei várias vezes para o 156 nos últimos anos e nunca tive resposta sobre isto. Tenho vários protocolos abertos. Há dois meses, fui até a secretaria municipal de obras públicas e não adiantou. Me informaram que devo ligar no 156”, ressalta.

Valadares também faz, desde 2012, contatos com os vereadores ligados ao bairro para reivindicar a pavimentação. “Fomos informados que a pavimentação da rua está no cronograma orçamentário desde 2012, mas até agora não saiu. Acaba sendo muito complicado para todos nesta região”, diz.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), por meio de assessoria de imprensa, informou que não há previsão para a pavimentação deste trecho da rua Arthur Leinig. A secretaria comunicou ainda que a rua Arthur Leinig, no trecho entre as ruas Rua Antônio Grade e Jeremias Lissa, em uma extensão de 250 metros, recebeu nova pavimentação asfáltica (através do processo de fresagem e recape) em março deste ano.

Segundo a SMOP, o pedido de revitalização de pavimento asfáltico deve ser encaminhado à Administração Regional de Santa Felicidade para análise, cadastramento e verificação quanto à possibilidade de inclusão em futura Lei Orçamentária Anual, de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros e com as prioridades da região.

A secretaria ainda afirmou que a manutenção da via é feita por equipes da Administração Regional Santa Felicidade, responsável pela ação tapa-buracos. “Por isso, a importância da solicitação de serviço pelo 156”, traz a nota enviada pela secretaria.

A rua Arthur Leinig é apenas uma entre as tantas ruas de Curitiba que estão nesse estado. Em nota a prefeitura diz que a solicitação dos "tapa-buracos" deve ser feita pelo serviço do 156, mas isso a população já está cansada de saber, tanto que o motoboy Rafael faz esse tipo de solicitação pelo menos uma vez por mês. A população espera uma solução concreta para as ruas "remendadas" da capital.