22°
Máx
14°
Min

Curitiba debate tecnologia e inovação para as cidades

Curitiba debate tecnologia e inovação para as cidades

Até quarta-feira (30) Curitiba será a capital da inovação e transformação urbana. A cidade sedia o Smart City Business America Congress & Expo, evento onde especialistas, governantes e empresas trocam experiências e debatem os desafios e as soluções para o desenvolvimento sustentável. A Rede Massa é um dos apoiadores do evento que reúne participantes do Brasil e do exterior.

A troca de experiências é considerada como um dos grandes méritos do congresso. “O evento está trazendo as melhores cabeças que tratam do tema cidade inteligente, lidando com tecnologia de ponta, conceitos e a governança das cidades. Isso faz com que a cidade de Curitiba se torne um polo nesse sentido”, comenta o presidente do Instituto Smart City Business e organizador do evento, Leopoldo de Albuquerque.

“Discutimos a transformação profunda que todas as cidades do mundo vão ter que passar. São transformações inevitáveis porque lidam com demandas da população que quer melhores serviços”, diz. É por este motivo que o organizador do evento destaca o foco na governança pública.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, também reforça a necessidade de reunir os diferentes setores para debater soluções. “Um evento dessa magnitude dá a oportunidade para quem está na área pública ter contato com as novas tecnologias, no sentido de buscar melhor qualidade de vida, oferecer isso pro cidadão. Nunca se para de trabalhar, mas a tecnologia veio para trazer soluções mais rápidas para todos os problemas”, avalia.

“Este é o momento de pensar num novo modelo de financiamento para as cidades, a inovação está nos municípios”, afirma o prefeito Gustavo Fruet, que defende o investimento em inovação com criatividade e sustentabilidade. “É uma oportunidade de discutirmos o futuro do investimento das cidades”.