27°
Máx
13°
Min

Curitiba está em alerta para possibilidade de nova chuva forte

- Curitiba está em alerta para nova chuva forte

Curitiba poderá ter novas pancadas de chuva forte no final da tarde desta terça-feira (18). A previsão da meteorologia coloca em alerta equipes de vários órgãos, que já foram acionadas na segunda-feira, quando houve concentração de volume de chuva em um curto período no início da noite.

Na segunda-feira, a partir das 20h15, o Simepar registrou 27 milímetros de chuva em apenas 45 minutos, das 20h15 às 21 horas. Isso equivale a quase 15% do esperado para todo o mês de outubro, de acordo com a média histórica. Além da região central, os bairros mais atingidos foram Santa Cândida, com registro de granizo, e o Pilarzinho. Com o grande volume de água em pouco tempo, o ritmo de escoamento foi afetado, provocando alagamentos de ruas, especialmente na região central, onde o solo é totalmente impermeabilizado pela ocupação urbana, sobrecarregando o sistema de bueiros e galerias pluviais. 

A canalização de rios também é um dos motivos para alagamentos. Os canais subterrâneos originalmente tinham dimensionamento adequado para suportar vazão, mas agora, com a maior impermeabilização da região, aliada a chuvas de forte volume de água em curtos período, os rios não conseguem suportar. É o que ocorre, por exemplo, na região do Alto da XV, com o Rio Juvevê.

Nova tempestade

Para esta terça-feira (18), a previsão é de que ocorram novas pancadas de chuva da mesma intensidade entre o fim da tarde e o início da noite, com trovoadas. A condição climática é típica da estação, segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar. O alerta dos pontos onde ocorrerão as chuvas pode ser feito até uma hora e meia antes da precipitação. “Hoje a chuva pode ser até mais forte e na mesma região, ou em outra área da cidade, em pontos isolados. E isso pode se repetir pelo menos até quinta-feira”.

A Defesa Civil pede que, em casos de emergência, a comunidade solicite apoio pelos fones 156, 153 e 199.