23°
Máx
12°
Min

Curitiba foi a cidade que mais perdeu passageiros no transporte coletivo em 2015

Curitiba é a capital que mais perdeu usuários do transporte público (Foto: Maurilio Cheli/SMCS) - Curitiba foi a cidade que mais perdeu passageiros no transporte coletivo em 2015
Curitiba é a capital que mais perdeu usuários do transporte público (Foto: Maurilio Cheli/SMCS)

Pesquisa realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra que Curitiba foi a cidade que mais perdeu passageiros no transporte coletivo em 2015, ao registrar queda de 8% em relação a 2014.

Em todo o país, de acordo com a NTU, os ônibus deixaram de transportar 900 mil passageiros por dia nas 16 grandes cidades analisadas, baixa de 4,2% no período. Trata-se da maior retração registrada nesta década e do quarto ano consecutivo de perda.

Para a NTU, a queda no total de passageiros é resultado da crise econômica, que causa desemprego e, portanto, diminui as viagens de trabalhadores. Também contribui para a baixa o maior número de pessoas que opta por se deslocar a pé.

Com redução no total de passageiros, a receita das empresas despenca, levando a um descompasso entre os custos e as despesas. Esse é um importante ponto para o equilíbrio do sistema, sem o qual ocorre perda de investimentos no transporte, com consequentes prejuízos à população.

Informações Setransp-PR