27°
Máx
13°
Min

CURITIBA: Lei da transbike é desnecessária, diz técnico

(Foto: Câmara Municipal de Curitiba) - CURITIBA: Lei da transbike é desnecessária, diz técnico
(Foto: Câmara Municipal de Curitiba)

A lei que autoriza a instalação de suportes para bicicletas nos táxis – conhecida como transbikes – entrou em vigor neste mês e já é considerada desnecessária.  A avaliação é do especialista em trânsito Marcelo Araújo, que defende uma atenção especial a demandas realmente importantes para Curitiba.

“Não entendi até onde a prefeitura tem que interferir nisso a partir do momento em que colocar acessórios nos carros não é proibido”, comenta. “Essa interferência do poder público na questão me parece inadequada”, afirma o especialista.

Araújo explica que a legislação de trânsito já permite o uso destes dispositivos e, por isso, a discussão e a alteração da lei municipal que regulamenta os táxis da cidade é redundante. “Também não é possível proibir a partir do momento que a legislação permite. Não tem como a legislação municipal ser diferente”.

“Assim a prefeitura investe energia no que não precisa e acaba ausente no que é necessário”, critica Araújo. Incomodado com a situação, ele aponta outras pendências do trânsito de Curitiba que estão sendo deixadas de lado enquanto a prefeitura discute elementos que já estão resolvidos.

“Tem o próprio Uber que o prefeito Gustavo Fruet disse que não é prioridade, sinalização, as calçadas verdes que colocam o pedestre em grande exposição e também questão da saúde, da segurança. Tem tanta coisa importante...”