22°
Máx
17°
Min

Curitiba sedia festival de minifoguetes durante o feriado de Tiradentes

Curitiba sedia festival de minifoguetes durante o feriado de Tiradentes

Muita gente resolveu aproveitar o feriadão de Tiradentes para viajar ou então ficar em casa e assistir algum filme ou uma série. No entanto, para um grupo de universitários, o feriado será a oportunidade de participar de uma competição de minifoguetes.

O evento, que está na terceira edição, reúne equipes universitárias de nove estados brasileiros no Campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná. De 21 a 24 de abril, 19 grupos poderão lançar seus minifoguetes, com a possibilidade de competir em 13 categorias.

As disputas serão divididas em dois tipos: apogeu exato e apogeu máximo. Nas categorias de apogeu exato, os minifoguetes devem ser projetados para atingir uma altura especificada; por exemplo, de 100 metros.

Já nas categorias de apogeu máximo, os minifoguetes devem ser projetados para atingir a maior altura possível com um dado tipo de motor. Por exemplo, da classe B, cujo impulso total está entre 2,51 e 5,00 N.s, o recorde atual no Brasil é de 336 metros de altura.

Em geral, os minifoguetes têm entre 10 e 80cm de comprimento, 1 a 5cm de diâmetro, massa entre 10 e 200 gramas e atingem alturas entre 50 e 800 metros. As equipes precisam projetar e testar os seus minifoguetes antes do evento, mostrando que eles são seguros e estáveis. Os competidores podem usar motores-foguete comerciais ou desenvolver seus próprios motores, que também precisam ter a segurança comprovada previamente e a classe verifificada.

Além dos lançamentos, o III Festival de Minifoguetes de Curitiba terá palestras, sessões técnicas, exposições e até um minicurso. O evento é organizado pela pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan, um grupo de estudos formado por alunos e professores da UFPR, pela Universidade Positivo e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ainda dá tempo de participar

Quem tiver interesse em assistir, mas não tiver realizado a inscrição antecipada, poderá participar dos lançamentos que serão feitos na manhã dos dias 21 e 23 de abril, no campo de futebol número 1 do Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, o Campus Politécnico. Segundo a organização, devido às condições do tempo, poderão ocorrer alterações nos dias e horários dos lançamentos. Neste caso, um aviso será postado no blog do evento.

As informações detalhadas e a programação completa do III Festival de Minifoguetes de Curitiba estão disponíveis no site do festival. Qualquer dúvida poderá ser enviada também para o email minifoguete@gmail.com.