24°
Máx
17°
Min

Curitiba terá rede com 139 pontos de coleta de óleo de fritura usado

(Foto: Divulgação/AEN) - Curitiba terá rede com 139 pontos de coleta de óleo de fritura usado
(Foto: Divulgação/AEN)

Curitiba vai ter uma rede de 139 pontos de coleta de óleo de fritura usado. O projeto EcoSolidariedade, desenvolvido pela Paróquia São José Trabalhador com apoio da Arquidiocese de Curitiba, será estendido para as demais paróquias da capital.

Além de parcerias dentro do projeto de recolhimento de óleo de cozinha, outras iniciativas serão definidas entre técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e representantes indicados pela arquidiocese. Com os novos pontos, a estimativa é de que sejam recolhidos 40 mil litros de óleo de fritura por mês.

O EcoSolidariedade começou a ser desenvolvido em 2011 como iniciativa da Associação Missionários Servos dos Pobres, para aplicar ações sociais e gestão ambiental. Hoje são 95 empresas e institutos parceiros com instalação de postos de coleta e outros trabalhos. O material recolhido é encaminhado para ser transformado em recuso biocombustível ou usado em obras assistenciais da paróquia.

Quando descartado no ambiente, o óleo de fritura provoca danos ambientais, como contaminação de solo e de rios. Para colaborar, armazene o óleo de fritura usado em garrafas pet e entregue nos postos de coleta. Mais informações pelos telefones 41 3095 9553 ou 3336 9550.

Fórum

Para debater temas relacionados ao saneamento básico, equilíbrio ecológico e conscientização solidária, a Paróquia São José Trabalhador e a Arquidiocese de Curitiba estão organizando o 1º Fórum Ecosolidariedade de Responsabilidade Socioambiental. O evento vai acontecer no dia 27 de agosto, das 13h30 às 18h, na sede da paróquia, na rua Major Heitor Guimarães, no Campina do Siqueira, em Curitiba.

Colaboração: Agência Estadual de Notícias