24°
Máx
17°
Min

CVV fará atendimentos gratuitos para prevenção de suicídios em Maringá

Por hora, uma pessoa se mata no Brasil e outras três tentam (Foto: Pixabay) - CVV fará atendimentos gratuitos para prevenção de suicídios
Por hora, uma pessoa se mata no Brasil e outras três tentam (Foto: Pixabay)

Começou o treinamento do programa de voluntários para o Centro de Valorização à Vida (CVV), que deve iniciar os serviços em Maringá no mês de setembro para prevenção de suicídios. Cerca de 70 pessoas participaram da capacitação nesse domingo (3), no auditório Hélio Moreira.

Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é uma associação sem fins lucrativos que faz mais de 1 milhão de atendimentos anuais, com aproximadamente 2 mil voluntários em 18 estados e no Distrito Federal.

Em Maringá, haverá um polo na sede da Secretaria Municipal de Saúde. Os voluntários farão atendimentos tanto por telefone, pelo número 141, quanto pessoalmente.

O objetivo é dar suporte emocional para prevenir suicídios, por meio dos serviços gratuitos e com garantia de sigilo total. A formação dos voluntário segue nos dias 24 de julho e 7 de agosto.

Cerca de 70 pessoas devem ajudar no CVV em Maringá (Foto: Pixabay)Cerca de 70 pessoas devem ajudar no CVV em Maringá (Foto: Divulgação) 

Suicídio

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, uma pessoa tira a própria vida por hora e outras três tentam sem sucesso. Em Maringá, no ano passado, foram 18 mortes e 195 tentativas.

Estima-se que o número possa ser até dez vezes maior, pois nem todos os casos são notificados.

Colaboração Prefeitura de Maringá