22°
Máx
17°
Min

Defensores públicos são empossados; quatro vêm para Londrina

(foto: Divulgação) - Defensores públicos são empossados; quatro vêm para Londrina
(foto: Divulgação)

Foram empossados nessa terça-feira (5), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, 36 novos defensores públicos para reforçar o atendimento da Defensoria Pública do Paraná. A instituição já atua em algumas comarcas, mas o serviço de assistência jurídica gratuita será estendido para Campo Mourão, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão e Apucarana.

Londrina, que contava com apenas dois defensores em serviço, passará a ter o triplo de profissionais, com seis.

"É uma conquista importante para Londrina, que vai garantir reforço na justiça gratuita para quem mais precisa e não têm condições de pagar", afirmou o deputado Cobra Repórter.

O número de defensores aumentou em 50%, passando de 73 para 109.

A escolha do defensor público geral é feita por eleição direta entre os integrantes da carreira, diferente de outros estados, onde os governadores fazem a escolha. Depois da posse, os novos defensores públicos vão participar de um curso de formação, com duração de aproximadamente duas semanas.

No mesmo período, é aberta a fase de escolha da lotação dos cargos, para definir em qual sede o defensor vai trabalhar. A prioridade da escolha da sede é determinada pela ordem de classificação no concurso público.

(com assessoria de imprensa)