22°
Máx
16°
Min

Deficiência em válvula causou vazamento de amônia

Deficiência em válvula causou vazamento de amônia

A Defesa Civil de São José dos Pinhais informou, na madrugada desta segunda-feira (11), que o vazamento de gás amônia na noite deste domingo (10) em um frigorífico no bairro São Marcos teve origem em uma deficiência no sistema de válvulas que regula a passagem da substância química. De acordo com o órgão, o vazamento foi contido pelo dispositivo de segurança do próprio sistema e as causas para a falha serão apontadas em perícia técnica.

As pessoas que inalaram a amônia - que se propagou no ar depois do vazamento - tiveram desmaios, dificuldades para respirar, náuseas e vômitos. Segundo a Defesa Civil de São José dos Pinhais, 36 pessoas foram atendidas por apresentarem os sintomas. Quem apresentar estes sinais deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento com urgência.

O órgão ainda informou que foi realizada a inspeção e monitoramento da área afetada e das proximidades. Os moradores foram orientados, ainda durante a madrugada, para retornar para suas residências.

Atualização

Por meio de assessoria de imprensa da prefeitura de São José dos Pinhais, a Defesa Civil informou que está fazendo o monitoramento junto às Unidades Básicas de Saúde, Hospital São José e Unidades de Pronto Atendimento para verificar se mais algum cidadão procurou atendimento médico em decorrência de sintomas de intoxicação. Este acompanhamento será feito durante todo o dia. A Defesa Civil salienta que o número de intoxicados era para ser menor, devido ao horário da ocorrência e por conta do gás dissipar rápido na atmosfera. Porém, devido à curiosidade, as pessoas deixaram suas casas e se expuseram ao risco, de acordo com o órgão.

A reportagem do Massa News procurou o frigorífico para comentar sobre o vazamento. No entanto, funcionários da empresa não localizaram os responsáveis para repassar informações.