21°
Máx
17°
Min

Delegado alerta: cheia de túneis, cadeia corre risco de desabar em Cianorte

Cadeia tem capacidade para 44, mas abriga 180 presos (Foto: Rede Massa) - Delegado alerta: cheia de túneis, cadeia corre risco de desabar
Cadeia tem capacidade para 44, mas abriga 180 presos (Foto: Rede Massa)

A Cadeia Pública de Cianorte pode desabar e quem faz o alerta é o delegado Carlos Stecca. Somente este ano, foram cerca de 40 tentativas de fuga e mais três ocasiões em que 19 presos escaparam, oito deles recapturados posteriormente. O espaço tem capacidade para 44 homens, mas abriga aproximadamente 180.

“Temos risco iminente do prédio desabar, uma vez que a estrutura por baixo está bastante oca. Há também vazamentos de água por baixo da terra, que fragilizam ainda mais a estrutura. Então, o risco iminente de desabamento é sério, grave e real”, garante Stecca.

A estrutura física precária compromete a segurança da cadeia pública, que tem registrado tentativas de fuga quase semanais. Além disso, os detentos vivem em condições subumanas e os agentes e policiais temem em trabalhar no local.

Na última revista, por exemplo, 59 celulares foram encontrados e a comunidade pede uma explicação do poder público. Para o delegado, a cadeia de Cianorte deveria ser desativada.

Colaboração Renilson Costa da Rede Massa