27°
Máx
13°
Min

Depen agora terá Grupo Tático SOE para intervenção em crises

Depen agora terá Grupo Tático SOE para intervenção em crises

O Departamento Penitenciário do Paraná contará com uma equipe especializada, na intervenção em unidade com crise. O SOE (Serviço de Operações Especiais) contará com 25 agentes na região Oeste e Sudoeste.

A base será em Cascavel e os servidores vão atuar em rebeliões e crises penitenciárias nas unidades regionais. Os agentes foram capacitados para integrar o grupo tático.

A classe também recebeu do Estado armamento para o desempenho das atividades. Para o Sindarspen, sindicato da categoria, a criação é um avanço para garantir o pronto atendimento em casos de crises.

A ideia é lutar pela expansão do projeto para que cada unidade penitenciária tenha agentes preparados e integrantes do SOE. Nesta manhã o grupo foi apresentado na Acic, em Cascavel.

Os agentes penitenciários lutam agora para a contratação de mais efetivo nas unidades do Estado. Desde 2013, pelo menos 1.200 candidatos aprovados em concurso público, aguardam as próximas etapas e a contratação do governo.

A falta de efetivo é um reflexo evidente em todas as unidades prisionais do Paraná. O Governo do Estado apenas afirma que estuda a possibilidade de ampliar as vagas e contratar os aprovados.