24°
Máx
17°
Min

Depósito com três mil pneus vira criadouro do Aedes aegypti

Depósito com três mil pneus vira criadouro do Aedes aegypti

Uma força-tarefa que reuniu militares do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e agentes comunitários de saúde encontrou um depósito com mais de 3 mil pneus no Jardim Sabará, em Ponta Grossa. A operação chegou até o local por meio de denúncias relatando que o espaço virou um ‘criadouro’ do Aedes aegypti.

E foi justamente isso que os membros da força-tarefa encontraram no local. Do lado de fora, milhares de pneus a céu aberto, a maioria deles com água acumulada e alguns até mesmo com larvas de mosquitos. Quando os participantes abriram o galpão, uma verdadeira nuvem de mosquitos foi encontrada, parte deles confirmados como sendo o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O proprietário do barracão não estava no local mas, se estivesse, poderia ser preso em flagrante. Ele será multado em R$ 7,2 mil por crime ambiental. Os pneus serão encaminhados para uma empresa que dará a destinação correta ao material. Cada uma das dez empresas que tiveram pneus encontrados no local também serão multadas em R$ 70 mil, já que a legislação determina que cada fabricante faça a política reversa de destinação dos pneus.

Colaboração William Batista, da Rede Massa.