20°
Máx
14°
Min

Deputado critica falta de respostas sobre nova duplicação da PR-445

(Foto: Jorge Woll/Ifraestrutura) - Deputado critica falta de respostas sobre nova duplicação da PR-445
(Foto: Jorge Woll/Ifraestrutura)

O deputado estadual Tercílio Turini (PPS) criticou a forma como o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) respondeu a um pedido de informações encaminhado pela Assembleia Legislativa sobre a duplicação da PR-445 de Londrina até Mauá da Serra e o projeto do Contorno Norte, entre Londrina e Cambé.

O requerimento visava saber do governo do estado se existe a intenção de repassar à iniciativa privada como concessão para pedagiar a PR-445 e se o projeto do Contorno Norte já estava com o traçado definido e a obra foi suprimida do contrato com a concessionária Econorte, em troca da duplicação da BR-369, entre Jataizinho e Cornélio Procópio.

"Fiquei insatisfeito e contrariado com a resposta. Por isso, vou insistir até que informem com mais precisão". afirmou o deputado.

O documento, assinado pelo grupo técnico setorial do DER, afirma que "os trechos da PR-445 a serem incluídos no novo Programa de Concessão do Estado serão definidos quando da realização dos estudos nos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI)", complementando que o chamamento público para elaborar um estudo a ser publicado pelo conselho gestor de concessões. "Somente na conclusão destes estudos haverá mais detalhamentos e informações do projeto", diz a resposta.

"No meu entendimento, a Secretaria de Infraestrutura e o DER indicam que as obras só serão feitas com a cobrança de pedágio. Se as obras rodoviárias ao redor de Londrina forem todas pedagiadas, a cidade vai enfrentar dificuldades na logística de transporte. Pedágio encarece custo de produção", rebate o deputado.