22°
Máx
16°
Min

Desrespeito a idoso pode render ‘multa moral’ a motoristas

(Foto: Divulgação) - Desrespeito a idoso pode render ‘multa moral’ a motoristas
(Foto: Divulgação)

Uma campanha encabeçada pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de São Mateus do Sul (CMDI), com o apoio da prefeitura, pretende dar um ‘puxão de orelha’ nos motoristas que insistem em ignorar os espaços demarcados para pessoas com deficiência e idosos nas ruas da cidade.

Diversos blocos da chamada “Multa Moral”, criada pelo movimento “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, em parceria com o Detran, já estão disponíveis para retirada no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS, na Vila Prohmman). A ideia é permitir que qualquer cidadão possa emitir multas (morais) a motoristas que estacionarem de forma irregular em vagas com destinação específica ou rampas de acesso.

Interessados em participar da campanha podem retirar seus blocos de Multa Moral e notificar os motoristas infratores. A penalidade, descrita no cartão, é bastante objetiva: “Aceitar este puxão de orelha com bom humor e admitir seu erro. Pense que esta vaga existe por um motivo especial: ela é adaptada às necessidades de quem realmente precisa. Você não gostaria que impedissem sua mobilidade. Então, reflita melhor na próxima vez!”.

“Esta é uma campanha de conscientização em defesa dos direitos da pessoa idosa e das pessoas com deficiência”, explica o presidente do CMDI, João Francisco Gonçalves. “O desrespeito a essas vagas especiais é uma realidade que precisa ser combatida e, para isso, é preciso que haja conscientização”.

Colaboração Assessoria de Imprensa.