27°
Máx
13°
Min

Detentos fazem protesto em todas as penitenciárias do Paraná; veja a carta dos presos

(Foto: PMPR) - Detentos  fazem protesto em todas as penitenciárias do Paraná; veja a carta dos presos
(Foto: PMPR)

Os detentos paranaenses entregaram para Departamento Penitenciário do Estado (Depen) um documento com reivindicações de melhorias e mudanças no atendimento. Além dos pedidos, eles realizaram uma manifestação nas unidades prisionais do estado, em que se recusaram a sair para o banho de sol e a receber assistência jurídica.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) confirmou que o movimento aconteceu em todas as 27 unidades prisionais do estado. “Não teve nenhuma rebelião, mas não foi informado (aos agentes penitenciários) por que eles fizeram isso”, disse um dos diretores da entidade. A mobilização teria acontecido pelo telefone, já que o uso de aparelhos celular é bastante comum nas penitenciárias.

A diretoria do sindicato afirmou ainda que nestas circunstâncias os agentes penitenciários trabalham com mais cautela. “Eles estão fazendo vistorias estruturais. Muitas vezes quando os detentos se recusam a sair das celas eles aproveitam para cavar túneis”.

Pedidos

A assessoria de imprensa do Depen confirmou que recebeu uma lista de pedido dos detentos, que será analisada pelo departamento. Além disso informou que as unidades prisionais funcionaram normalmente ontem.

Os detentos solicitam que o judiciário considere a data da execução da pena a partir da data da prisão – alguns juízes determinam que a pena só começa com o trânsito em julgado do crime -, o término das obras na Penitenciária Estadual de Londrina e a retomada do esquema de visitas, que depois da rebelião do ano passado acontece mensalmente.

A reportagem do Portal Massa News teve acesso à imagens da carta que teria sido escrita pelos detentos e entregue ao Depen:

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)