22°
Máx
14°
Min

‘Dia D’ cadastra currículos de portadores de deficiência

Objetivo é encontrar vagas de emprego para pessoas com algum tipo de deficiência (Foto: Reprodução / Rede Massa) - ‘Dia D’ cadastra currículos de portadores de deficiência
Objetivo é encontrar vagas de emprego para pessoas com algum tipo de deficiência (Foto: Reprodução / Rede Massa)

Esta sexta-feira (23) foi considerada o ‘Dia D’ para a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. Em Ponta Grossa, mais de 200 pessoas participaram do evento.

É o caso de Antônio Bolacuch, que está há mais de um ano procurando por um trabalho. Por ser cadeirante, ele sofre muito com o preconceito. “Mesmo tendo as cotas e as empresas sendo obrigadas a contratar pessoas com deficiência, ainda existe muito preconceito, além de às vezes ter um degrau, uma falta de acessibilidade”, comenta.

Assim como Antônio, outras pessoas com algum tipo de deficiência também enfrentam a mesma dificuldade na hora de procurar um emprego. Foi pensando nisso que foi criado o ‘Dia D’ para que pessoas com deficiência, e também aquelas que são reabilitadas do INSS, consigam um espaço no mercado de trabalho. O evento é realizado em todo o Brasil.

“Chamamos a atenção das empresas para que elas possam aderir à campanha e oferecer mais oportunidades às pessoas com essas limitações”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Labiak.

Essa atividade leva em conta uma lei federal que prevê cotas para que esses profissionais sejam incluídos no mercado de trabalho. Somente em Ponta Grossa, 42 vagas foram disponibilizadas por mais de 20 empresas. Os candidatos entregaram currículos e foram encaminhados para entrevistas.

Colaboração William Batista / Rede Massa.