20°
Máx
14°
Min

Dia D contra hepatites realiza testes rápidos em 135 pacientes

(Foto: Divulgação) - Dia D contra hepatites realiza testes rápidos em 135 pacientes
(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de prevenir e orientar a população sobre os cuidados com relação a vários tipos de doenças, a Secretaria de Saúde, realizou um Dia D, com testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.  Ao todo, foram realizados testes em 135 pacientes.

A enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica no município, Denise Homiak Fernandes, avaliou de forma positiva a participação do público. “A campanha foi bem produtiva. Ao todo, realizamos quatro testes por pessoa, fazendo o atendimento em 135 pacientes, realizando um total de 540 testes”, explica. Ela lembra que o trabalho de prevenção é diário e os testes continuam sendo oferecidos nas Unidades de Saúde e no CTA.

Mensalmente, nas oito unidades em que o teste rápido é realizado, ocorrem entre 150 a 200 testes. Atualmente há 13 registros de pacientes com Hepatite C no município, sendo que seis novos casos foram registrados nos últimos dois anos. A Hepatite B registra nove casos, segundo o relatório da Secretaria de Saúde.

Os interessados em realizar os testes rápidos podem agendar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Adhemar Vieira de Araújo, Rio Bonito, Vila São João, Engenheiro Gutierrez, Riozinho, Guamirim, Gonçalves Júnior e Centro de Testagem e Aconselhamento. Cada local tem horário específico para a realização dos testes. A recomendação é para que os interessados liguem ou se dirijam aos postos para agendar, o que evitará espera. Após os testes são oferecidos brindes aos pacientes.

Colaboração Assessoria de Imprensa.