22°
Máx
16°
Min

Dia D de combate à dengue movimenta comércio em Guarapuava

(Foto: Divulgação) - Dia D de combate à dengue movimenta comércio em Guarapuava
(Foto: Divulgação)

Ao passar pelo calçadão da Rua XV de Novembro nesta quarta-feira (9), em Guarapuava, a dona de casa Terezinha Aparecida Gonçalves, 58 anos, se deparou com mosquitos e larvas do Aedes aegypti. "Até hoje não tinha visto nenhum desses bichos. Mas ainda bem que estão mortos", se divertiu a moradora do Residencial 2000 nas barracas da Vigilância Sanitária, onde panfletos, orientações e amostras das larvas e mosquitos estão sendo apresentados ao público neste Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Cerca de 50 profissionais da Defesa Civil, Sesc, Senac e Corpo de Bombeiros também participam do mutirão que teve início às 8h e seguiu até às 17h, percorrendo a região central da cidade - entre a Rua Tiradentes e a Avenida Manoel Ribas - repassando orientações no comércio, colando cartazes informativos e orientando os lojistas para eliminar todo depósito que possa acumular água. "Além de cuidar da limpeza de suas lojas, sabemos que os comerciantes conversam com muitas pessoas, todos os dias, por isso eles também podem nos ajudar a disseminar as informações para seus clientes e assim, todos juntos, combateremos o mosquito", comenta a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi.

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), José Airton Klosowski, o Mutirão do Dia D ainda conta com equipes que estão trabalhando no eixo rodoviário. “Com as parcerias do Sest e Senat estamos visitando também as empresas de transporte que ficam nas rodovias, assim conseguiremos atingir o objetivo de mapear todas as regiões e eliminar os mosquitos de nossa cidade”, aponta Klosowski, destacando que os agentes comunitários continuam com as visitas às residências urbanas e rurais.

Colaboração Assessoria de Imprensa.