21°
Máx
17°
Min

Dia Internacional da Mulher terá palestra com promotora na Câmara de Londrina

(Foto: Devanir Parra/CML) - Dia Internacional da Mulher terá palestra com promotora na Câmara de Londrina
(Foto: Devanir Parra/CML)

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, será lembrado no início da sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, com palestra sobre o tema "Violência contra a mulher, até onde avançamos". O assunto será abordado pela promotora Susana Broglia Feitosa de Lacerda, da 29ª Promotoria de Justiça de Londrina, especializada em violência doméstica e familiar contra a mulher e crimes contra a criança, o adolescente e o Estatuto do Idoso. 

A solenidade, marcada para as 14h30, é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara, composta pelas vereadoras Elza Correia (PMDB), presidente; Sandra Graça (SD), vice-presidente; e Lenir de Assis (PT), membro.

Elza Correia afirma que a data é oportuna não apenas para comemorar os avanços da mulher na sociedade, mas também para lembrar o que falta ser conquistado. "É importante que este não seja um dia apenas de festa, mas de reflexão." A parlamentar ressalta que o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, a Lei Maria da Penha e as varas especiais para violência doméstica são exemplos de importantes conquistas, mas nem por isso é possível acomodar-se. Até porque, como lembra a vereadora, são fruto de muitas lutas, que vêm desde o protesto feito por operárias norte-americanas em 1857. Por reivindicarem melhores condições de trabalho morreram queimadas dentro de uma fábrica de tecido. A tragédia vitimou 130 tecelãs no dia 8 de março daquele ano.

O convite feito à promotora Susana de Lacerda para participar do evento se justifica por seu grande comprometimento em defesa dos direitos das mulheres. "Ela representa muito bem todas as outras profissionais que lutam para que não haja retrocessos em nossas conquistas", defende a vereadora.

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1975, por meio de um decreto da Organização das Nações Unidas (ONU). Na Câmara Municipal de Londrina a data faz parte do calendário oficial de comemorações e este ano integra a programação da 24ª Semana Municipal da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, entre os dias 6 e 12 deste mês.

(com informações da Câmara Municipal de Londrina)