24°
Máx
17°
Min

Dia mundial da saúde terá como foco prevenção do diabetes

Foto: Divulgação - Dia mundial da saúde terá como foco prevenção do diabetes
Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde, que administra o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, promove nessa quinta-feira, 7, uma ação de celebração ao Dia Mundial da Saúde.

Em parceria com a ADIFI – Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu – serão ofertados testes rápidos que apontam os índices de glicemia no sangue.

O balcão de informações e exame será montado no ambulatório do Centro de Especialidades Médicas (CEM), e poderá ser acessado por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), colaboradores do HM e população em geral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge mais de 250 milhões de pessoas e a instituição já considera a diabetes uma epidemia.

A cada ano, sete milhões de indivíduos são diagnosticados com o problema no mundo.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que no país mais de 12 milhões de pessoas tenham a doença, mas metade não sabe.

Alguns sinais podem indicar a doença, como sede intensa, urina em excesso e coceira no corpo.

Para reduzir o risco, é necessário mudar o estilo de vida, mantendo o peso corporal, adotando alimentação saudável e praticando atividades físicas regularmente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Foz estão preparadas para diagnosticar e tratar a doença.

O Dia Mundial da Saúde foi instituído pelo pela OMS, que desde 1946 alertar o mundo sobre o fato de que saúde não é apenas a ausência de enfermidades, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social.

Colaboração: Assessoria de imprensa