27°
Máx
13°
Min

Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado com conscientização em Umuarama

Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado com conscientização

No Brasil, nesta terça-feira (27) se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, por isso, em Umuarama, a Central de Transplantes e o Hospital Norospar fizeram uma campanha de conscientização, com a entrega de panfletos nas ruas. O objetivo é mostrar a importância de conversar com familiares e amigos sobre o tema.

A coordenadora do Hospital Norospar, Marli Biaggi de Lima, lembra do exemplo inspirador da família de Thaís Emerin da Silva, moradora de Icaraíma, que faleceu aos dez anos, em setembro do ano passado, devido a um aneurisma cerebral. Seu pais aceitaram doar os órgãos da filha, entregando para transplante as válvulas do coração, pâncreas, rins e fígado.

"Mesmo em momentos de dor, de luto, cabe às pessoas essa decisão de doar ou não os órgãos dos entes queridos. Os órgãos de Thaís tiveram quatro receptores que estão vivendo maravilhosamente bem. Fica o exemplo de que no ato de doar, posso amenizar minha própria dor, pois verei no outro a continuidade da vida do meu ente querido", ponderou.

"Não podíamos fazer mais nada por nossa filha, mas tínhamos a convicção de que não gostaríamos que nenhuma outra família passasse pela mesma dor que estávamos passando. Por isso, decidimos que se a vida poderia continuar em outras pessoas, que era isso que iríamos fazer", contou a mãe de Thaís, Agda Emerin.

A doação

Para se tornar um doador de órgãos, não há necessidade de deixar qualquer documento ou registro, basta avisar os familiares de primeiro ou segundo grau (pai, filho, irmãos, avós, cônjuges) sobre o desejo.

"É necessário abordar o assunto em casa, conversar com a família, pois serão eles que assinarão o documento autorizando a doação", explicou a diretora da Central Estadual de Transplantes (CET), Arlene Badoch.

Este mês é chamado de Setembro Verde, período em que o tema é debatido e trazido à público para tirar as dúvidas da comunidade e incentivar a doação.

Colaboração Assessoria de Imprensa