27°
Máx
13°
Min

Distribuição de vacina contra gripe será normalizada nesta terça-feira

(foto: N.Com/Divulgação) - Distribuição de vacina contra gripe será normalizada nesta terça-feira
(foto: N.Com/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço da vacinação contra a gripe em Londrina. Até o momento, o Município recebeu 85 mil doses do medicamento imunobiológico. Destas, já foram aplicadas, segundo o secretário de Saúde, Gilberto Martin, aproximadamente 77 mil doses, ou seja, quase 60% da meta prevista para a campanha deste ano.

“Este número está muito acima do esperado, visto que se compararmos com os dados do ano passado, percebemos que em uma semana de campanha juntamente com o Dia D de vacinação, obtivemos 25% da meta. Esse ano, estamos chegando a 77 mil doses aplicadas no mesmo período”, explicou Martin.

A prefeitura recebeu mais doses na segunda-feira e a distribuição será normalizada já nesta terça-feira (3).

A previsão da Prefeitura é vacinar 142.244 pessoas dentro do público-alvo, que são as crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores que atuam na área da saúde; funcionários do sistema prisional; população indígena; pessoas com doenças crônicas e população privada de liberdade.

 Os servidores da Secretaria de Saúde imunizaram 32% da meta estipulada para as crianças, ou seja, 9.834 meninas e meninos. O grupo dos portadores de doenças crônicas foi o que apresentou maior número de pessoas vacinadas, pois 60,2% deles tomaram a dose contra a Influenza, o que representa 13.085 pessoas.

 Os idosos também aderiram a campanha, 38.449 já procuraram uma Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina (58% da meta). Ainda resta imunizar pouco mais de 27 mil pessoas acima de 60 anos. Entre as gestantes, 29% do grupo foi vacinado e entre as mulheres que acabaram de dar à luz, as puérperas, 34,3% também tomaram a dose contra a doença. Com isso, até o momento, segundo dados oficiais, foi possível cumprir mais da metade da meta prevista para a campanha desse ano.

 Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento pessoal e a Carteira de Vacinação. As puérperas também devem levar a declaração de nascido ou o registro de nascimento da criança. A campanha de vacinação contra Influenza permanece até o dia 20 de maio.


(com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina)