23°
Máx
12°
Min

Dnit e empresários da BR-158 tentam chegar a acordo

Empresários foram notificados sobre revisão dos acessos aos empreendimentos (Foto: Divulgação / Prefeitura) - Dnit e empresários da BR-158 tentam chegar a acordo
Empresários foram notificados sobre revisão dos acessos aos empreendimentos (Foto: Divulgação / Prefeitura)

Nesta segunda-feira (22), cerca de vinte empresários que têm estabelecimentos às margens da BR-158 se reuniram com o prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi. Eles foram notificados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para que revejam os acessos dos seus empreendimentos em prazo preestabelecido, sob pena de ter os acessos fechados.

Por ser uma área de jurisdição federal, empresários e Município precisam de autorização para qualquer intervenção na BR-158. O encontro formalizou o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, que mediarão o diálogo entre os empresários e o órgão federal, assim como buscarão alternativas para resolver as situações.

Na ocasião, o prefeito Zucchi entrou em contato com o superintendente do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, e marcou uma reunião para o dia 07 de março, em Curitiba. Além de Zucchi, vereadores e representantes dos empresários participarão do encontro. “Precisamos fortalecer a representatividade dessas empresas para Pato Branco, suas áreas de atuação e principalmente a geração de emprego e renda que oportunizam. A partir desse entendimento, buscaremos viabilizar, junto ao Dnit, outras alternativas em relação ao acesso dos estabelecimentos e da rodovia”, disse Zucchi.

Prefeitura e Câmara de Vereadores oferecerão orientação jurídica para elaboração do documento. “O Legislativo trabalha junto com a Prefeitura para buscar uma solução, visando o entendimento entre as partes envolvidas”, pontuou o presidente da Câmara de Vereadores, Ito Oliveira.

O vereador Vilmar Maccari evidenciou a representatividade das empresas instaladas nas imediações da BR-158, algumas existentes há mais de 20 anos. “São empreendimentos que geram muitos empregos e contribuem de forma significativa para o crescimento de Pato Branco, principalmente no atual momento econômico vivenciado no país”, completou.

Frank Juride Pelegrini possui sua empresa nas imediações há cerca de 10 anos e reforça a importância do envolvimento de lideranças políticas. “A Prefeitura e a Câmara de Vereadores sempre nos ajudaram e mantêm um bom relacionamento com o Dnit, por isso contamos com apoio do prefeito e dos vereadores para nos ajudarem a encontrar uma solução e para nos representar”, ressaltou.

A situação preocupa os empresários, conforme relatou Josmael Corrêa dos Santos. “Serão muitas dificuldades com nossos fornecedores e clientes, pois sem o acesso teremos prejuízos. Nossas empresas são pequenas e precisamos de apoio para resolver essa questão”, disse.

Colaboração Assessoria de Imprensa.