24°
Máx
17°
Min

Doação de órgãos de 'Gege' continua inspirando transplantes em Cianorte

Na lápide do rapaz a frase: “para quem tem fé, a vida nunca tem fim” (Foto: Divulgação) - Doação de órgãos de 'Gege' continua inspirando transplantes
Na lápide do rapaz a frase: “para quem tem fé, a vida nunca tem fim” (Foto: Divulgação)

Falecido há dois anos, um jovem de Cianorte continua inspirando um bom exemplo em Cianorte: a doação de órgãos. Geiliandrews Antenor Campanerutti morreu em um acidente de moto e sua família autorizou a doação de seus órgãos, beneficiando pacientes que aguardavam na fila por córneas, coração, fígado, pâncreas e rins.

O túmulo de Gege, como era conhecido, sempre está cheio de flores de homenagens e na lápide uma mensagem que marca: “para quem tem fé, a vida nunca tem fim”. É isso o que acredita o pai do rapaz, Antenor Campanerutti, especialmente neste mês de setembro de incentivo à doação de órgãos.

“É um momento muito delicado da nossa vida. Jamais pensávamos, até no último segundo, que íamos perder nosso menino. Mas eu acho que nesse modo de doação, ele não morreu, ele continua vivo no corpo de outra pessoa. Ele proporcionou coisas que eu e você, em vida, não vamos conseguir proporcionar para outra pessoa”, declarou o pai de Gege.

Antenor vivenciou essa certeza ao conhecer uma das pacientes que recebeu o rim do filho, após dois transplantes fracassados e já desacreditada. O encontro aconteceu em Santa Catarina e trouxe o sentimento, à família, de ter tomado a decisão correta.

Setembro Verde

No dia 27 deste mês de setembro se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Pelo segundo ano seguido, a Santa Casa de Cianorte fará uma prova pedestre de cinco quilômetros com o título “Corrida pela vida depende de você”. O objetivo é propor que as pessoas falem sobre o assunto.

A prova será no próximo domingo (18), com largada às 8h, na praça Largo da Independência. O presidente da Santa Casa, Gilmar Célio, lembrou que o número de transplantes vem crescendo desde 2012, quando o hospital se credenciou para esse tipo de procedimento.

Em 2014 foram três doações, 17 em 2015 e 24 até então em 2016.

Colaboração Renison Costa da Rede Massa