26°
Máx
19°
Min

Dois homens são presos por pesca predatória no Rio Paraná

Dois homens são presos por pesca predatória no Rio Paraná

Dois homens foram presos por pesca ilegal no Rio Paraná, em Icaraíma, no Noroeste do Paraná, na noite desta sexta-feira (23). A ação ocorreu durante acompanhamento aquático, após uma abordagem de rotina em uma embarcação. 

No barco, foram localizados 50 metros de redes, uma tarrafa de pesca, que são apetrechos proibidos. Além disso, foram encontrados 33 peixes, de diversas espécies, dentre Curimbas, Piaparas, Piaus, Piavas e Piracanjuvas.

As piracanjuvas encontram-se na lista das espécies ameaçadas de extinção e, portanto, sua captura é proibida. A grande maioria dos peixes encontrados com os suspeitos tinha tamanhos inferiores ao permitido pela legislação e alguns estavam sem cabeça, o que dificulta a fiscalização no sentido de verificar a medida exata, caracterizando outra infração.

Os dois homens, residentes em Pérola (PR) foram presos e autuados em flagrante na delegacia de Polícia Civil em Icaraíma, mesmo local onde foram entregues os materiais apreendidos, além das redes, da tarrafa, os pescados e cinco varas de pesca com carretilhas, a embarcação e o motor de popa igualmente apreendidos.

Os infratores responderão pelo crime tipificado, com pena de um a três anos de detenção. Além do procedimento na esfera criminal, serão multados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A Polícia Ambiental realiza patrulhamentos e abordagens com o intuito de coibir crimes ambientais e outros que porventura vierem a ocorrer na região. A população pode colaborar através de denúncias feitas pelos fones: (44) 3624-7630 (Umuarama), (44) 3584-1175 (Icaraíma).

Colaboração: Assessoria.