28°
Máx
17°
Min

Dois meses depois, forte chuva volta a “varrer’ Jataizinho

Dois meses depois, forte chuva volta a “varrer’ Jataizinho

Moradores de Jataizinho, região metropolitana de Londrina, mal acabaram de tentar se reerguer dos prejuízos causados pelas fortes chuvas de 11 de janeiro e sofreram um novo golpe na madrugada desta quinta-feira (10).

Se há dois meses o problema foi a cheia dos rios Tibagi e Jataizinho, desta vez a forte chuva fez com que a água dos fundos de vale descesse de forma violenta pela cidade, provocando um lamaçal em diversos pontos.

 “A água começou a subir por volta das 23h de uma forma muito rápida. Meia hora depois, estava tudo varrido pela lama. A área impactada foi a mesma das chuvas de janeiro. Gente que tinha comprado parcelado tudo aquilo que perdeu em janeiro, já perdeu tudo de novo”, lamentou o coordenador da Defesa Civil do município, Dorival Duarte. Alguns moradores demoraram cerca de uma hora e meia para serem resgatados, graças a voluntários que arrumaram barcos para fazer o salvamento.

Ainda não foi destinado um espaço público para receber desabrigados porque, segundo Duarte, os afetados pela chuva preferem ir para a casa de parentes.

Durante a manhã, a cena mais comum era de moradores nas ruas tentando tirar a lama das casas e contabilizando mais uma vez o prejuízo. 



A Defesa Civil deve vistoriar a zona rural do município ainda hoje, mas a informação preliminar é de que três pontes caíram, impedindo o acesso à cidade.

É a terceira chuva forte que provoca alagamentos em Jataizinho nos últimos 90 dias.

Assaí


A chuva da noite de quarta e madrugada de quinta-feira também causou estrago em Assaí. Segundo o agente Claudinei, da Defesa Civil local, dez casas ficaram alagadas nas vilas São Pedro e Esperança. Em duas casas, a situação foi mais grave, com perda total dos objetos no interior da residência.