21°
Máx
17°
Min

Domingo tem Ciclolazer inclusivo com participação da Regional CIC

(Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba) - Domingo tem Ciclolazer inclusivo com participação da Regional CIC
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba)

Adultos e crianças com deficiência, moradores da Regional CIC, têm programa agendado para o próximo domingo (31). Eles farão parte do projeto piloto das secretarias municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba para conhecerem o programa Ciclo lazer e o Inclusão Mais Bici, na Praça Nossa Senhora de Salete. 

Com o apoio a Urbanização de Curitiba (Urbs), eles terão transporte garantido para as atividades de lazer no Centro Cívico, programadas para ocorrer entre 9h30 e 11 horas. Na primeira ação de auxílio transporte para o Ciclolazer, 16 pessoas se inscreveram para participar das atividades no Centro Cívico. Um micro-ônibus adaptado do programa Acesso será usado para levar os participantes da Regional CIC até apraça. 

O objetivo é fazer a ofertado transporte para cada uma das dez regionais a cada domingo. O agendamento será feito pelos núcleos da SMELJ nas administrações regionais.

Ciclolazer

As atividades inclusivas do projeto Ciclolazer, que oferece brincadeiras e jogos às famílias nas manhãs de domingo, têm sido reforçadas desde 2015. O skate adaptado, por exemplo, permite que crianças com deficiência motora possam experimentar o equipamento. Há ainda as bicicletas tandem, com dois e três lugares, em que cegos podem pedalar em companhia do guia ou acompanhante. A experiência também pode ser vivida pelos usuários de cadeira de rodas, com a handbike. 

Para auxiliar aos usuários com deficiência, uma parceria com a Uniandrade coloca à disposição monitores para todo o circuito ciclístico e recreação, além de uma equipe de fisioterapeutas para avaliar e ajudar no skate adaptado. A Bike Anjuss, idealizadora do projeto, também auxilia nas atividades e ainda ensina pessoas que nunca andaram de bicicleta a pedalar pela primeira vez.