22°
Máx
16°
Min

Drone será usado para o combate ao mosquito Aedes aegypti em Cianorte

(Foto: Prefeitura de Cianorte) - Drone será usado para o combate ao mosquito Aedes aegypti
(Foto: Prefeitura de Cianorte)

Para intensificar a fiscalização dos focos do mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Cianorte vai usar um drone. Uma empresa foi contratada para fazer o mapeamento aéreo da cidade e identificar criadouros do inseto em locais de difícil acesso, como lajes e calhas.

“Com o equipamento, que emite imagens de ótima qualidade, conseguiremos atingir esses espaços, bem como ‘vigiar’ quintais e terrenos baldios de maneira constante, para assim trabalhar mais objetivamente no combate ao mosquito”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.

O drone está tirando fotos da cidade para montar um mapa 3D de todo o município. As imagens serão enviadas para um software que conseguirá apontar automaticamente bairros e regiões com maior risco de dengue, zika e chikungunya pela presença do Aedes aegypti.

A supervisora do Programa de Combate à Dengue da prefeitura, Vera Lucia Fusisawa, destacou que é o momento propício para o trabalho preventivo. “O aumento do número de focos costuma acontecer em setembro. Iniciando a eliminação das larvas do mosquito no inverno, certamente, teremos menos criadouros no verão”, acredita.

Colaboração Prefeitura de Cianorte