27°
Máx
13°
Min

Ecoponto de Itinerante recolheu 10 toneladas de resíduos em São Miguel

Foto: Assessoria - Ecoponto de Itinerante recolheu 10 toneladas de resíduos em São Miguel
Foto: Assessoria

Na sexta-feira (29) a Secretaria de Meio Ambiente e demais setores envolvidos realizaram mais uma edição do Ecoponto Itinerante. A ação aconteceu no interior, no distrito de São Miguel. Foram coletadas aproximadamente 10 toneladas de vidros, plásticos, eletrodomésticos e principalmente resíduos metálicos de ferro.

O agricultor Inácio Werman, que mora na localidade há 30 anos, encaminhou seus descartes e destacou a importância do trabalho ter chegado à comunidade. “E uma ação muito bem vinda, porque tem muitos materiais que vamos acumulando e não sabemos onde fazer descartar corretamente, sem contar que teríamos que levar até a sede do município”. O agricultor ainda sugeriu que, na medida do possível, a ação continue sendo feita pelo menos uma vez por ano na localidade.

O agricultor informou que os moradores se mobilizaram para encaminhar os resíduos até o local de coleta. “Trouxeram de carrinho de mão até o local e também tivemos um morador também disponibilizou um caminhão. 

Mesmo com o veículo da Prefeitura ficava complicado ele ir até as casas recolher, por isso foi disponibilizado esse outro veículo, para as pessoas que moram nas localidades mais distantes conseguissem também fazer o descarte”.

O objetivo do Ecoponto é diminuir a quantidade resíduos jogados em passeios públicos e quintais, eliminando os locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças. 

Além deste fator, a realização da ação traz diversos benefícios, como a limpeza e a destinação correta do que é recolhido, promovendo uma ação de cidadania e de desenvolvimento sustentável.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockenbach, mais uma vez a população compreendeu a importância de se mobilizar e atuar junto à administração municipal na ação.

“Tivemos a participação massiva da comunidade, auxiliando na recolha dos materiais, no transporte e também na limpeza. Esse envolvimento é fundamental para o sucesso da ação que faz a diferença para todos”, comentou.

O secretário ainda ressaltou que esta parceria entre a Prefeitura e as comunidades têm dado bons resultados.  “Estamos avançando muito nessa questão, esse trabalho em conjunto realizado pela Prefeitura e comunidade está funcionado muito bem”, informou. 

Fonte: assessoria