21°
Máx
17°
Min

Em Apucarana, Unespar só tem papel higiênico para mais oito dias de aulas

Instituição ameaça suspender aulas no próximo mês (Foto: Google Street View) - Unespar só tem papel higiênico para mais oito dias de aulas
Instituição ameaça suspender aulas no próximo mês (Foto: Google Street View)

A unidade de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) enfrenta problemas de estrutura e falta de recursos para pagar despesas. A instituição - que também tem polos em Campo Mourão, Paranavaí, Curitiba, União da Vitória e Paranaguá - ameaça suspender as atividades letivas no próximo mês em todos os campi pelo mesmo problema.

O diretor da Unespar de Apucarana, Narciso Luiz Rasteli, declarou que a instituição só tem material de limpeza e papel higiênico para abastecer os banheiros por mais oito dias. “Estamos numa situação difícil, falta tudo. Um banheiro precisa de reparo, mas não tem condições de reparar, vai depreciando tudo e ficam difíceis as condições para prestar o serviço.”

Estudantes relatam que a estrutura do prédio está comprometida. “Chove muito aqui dentro, chove mais do que lá fora na verdade, e não é só aqui, são em várias outras salas do campus”, afirma o aluno Danilo Mariano.

Para o professor Diego Fávaro existem deficiências em vários setores, principalmente na área da tecnologia, prejudicando o aprendizado. Ele acredita que as instalações do prédio não são adequadas para comportar uma universidade.

Uma nova ala começou a ser construída em 2012 e a previsão de conclusão era para dezembro de 2013, mas por falta de verba, a obra está parada até hoje. Na sala do diretor não há nem lâmpada e até o dinheiro da cantina está sendo usado para contribuir com o funcionamento da instituição.

A direção da Unespar aguarda uma resposta dos deputados da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino da Assembleia Legislativa do Paraná, que receberam um documento de todas as unidades revelando a situação caótica.

Colaboração Rodrigo Carvalho da Rede Massa