28°
Máx
17°
Min

Em Jussara, estudantes vão às ruas contra a reforma do Ensino Médio

Mais protestos contra a reforma no Ensino Médio proposta pelo presidente Michel Temer foram registrados no Paraná. Nesta quinta-feira (6), os estudantes foram às ruas em Jussara (a 18 quilômetros de Cianorte) e Mandaguaçu (a 20 quilômetros de Maringá).

Em Jussara, os estudantes do Colégio Estadual Senador Moraes de Barros, na Rua Álvares Cabral, fizeram uma passeata na cidade. Vestidos de preto, eles declararam luto pela educação, aos gritos de “Fora Temer”.

“Nós estudantes estamos aqui hoje reunidos mostrando que o nosso sentimento é de tristeza contra essa reforma do Ensino Médio. Porque se fosse bom para gente, teriam nos consultado antes, consultado os nossos professores e não tomado medidas autoritárias”, defendeu uma estudante em um vídeo enviado ao portal Massa News.

Em Mandaguaçu, os alunos ocuparam o Colégio Estadual Parigot de Souza, na Vila Franchello. E na quarta-feira (5), os estudantes se mobilizaram em Maringá e Apucarana.

Contra a reforma

Os alunos são contrários à iniciativa do presidente Temer e criticam a maneira como a reforma foi feita, por meio de uma medida provisória, sem qualquer discussão com a sociedade civil organizada.

Outro ponto questionado pelos estudantes é a retirada da obrigatoriedade de disciplinas das áreas de humanas, com prioridade apenas para português e matemática, o que pode tornar a educação mecânica, sem reflexão sobre a sociedade e sua formulação.