22°
Máx
14°
Min

Em Maringá, nova convenção impede uso do celular durante expediente na construção civil

Regra precisa ser incluída no regimento da empresa (Foto: Agência Brasil) - Nova convenção impede uso do celular durante expediente na construção
Regra precisa ser incluída no regimento da empresa (Foto: Agência Brasil)

A nova convenção coletiva assinada entre os trabalhadores da construção civil e as empresas traz uma novidade. Ela prevê que o empregador possa proibir totalmente o uso do celular durante o horário de trabalho. O ponto polêmico já vinha sendo discutido judicialmente e agora foi incluído nas regras válidas para o período entre 2016 e 2017, por meio cláusula 39ª.

As empresas da indústria da construção civil  poderão impedir que os aparelhos celulares sejam usados pelos empregados durante o expediente, assim como tablets e outros equipamentos. O Sindicato das Indústrias da Construção Civil argumenta que a medida é necessária para garantir a segurança no trabalho e também mais eficiência, sem checagem usual dos equipamentos.

Se o trabalhador for flagrado, ele pode ser punido, pois constitui uma infração. As empresas que quiserem aderir à proposta, devem inclui-la no regimento interno.

Colaboração Assessoria de Imprensa