21°
Máx
17°
Min

Em Maringá, Unicesumar estuda convênio para pesquisa de tecnologia em energia solar

Unicesumar negocia projeto com empresa que vai se instalar em Paranavaí (Foto: Divulgação) - Unicesumar estuda convênio para pesquisa em energia solar
Unicesumar negocia projeto com empresa que vai se instalar em Paranavaí (Foto: Divulgação)

A Unicesumar, universidade de Maringá, e a empresa Balfar Solar Indústria Fotoelétrica, que deve iniciar atividades em Paranavaí no mês de setembro deste ano, estudam firmar uma parceria. O objetivo é um programa de cooperação para ciência, tecnologia e inovação para atualizar os processos de produção de placas fotovoltaicas.

As placas são usadas para transformar energia solar em energia elétrica. A proposta foi bem recebida pela Unicesumar, que esteve representada na reunião pelo reitor Wilson de Matos Silva. O encontro debateu o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays (Padis).

A instituição estuda a  possibilidade  de elaborar e desenvolver um projeto que contemple o  desenvolvimento e inovação da manufatura na produção de módulos solares e células fotovoltaicas, visando à diminuição de custos e o aumento da eficiência do produto.

Para o empresário Antônio Bárbara, a parceria com a Unicesumar permitirá o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos relacionados às necessidades da empresa, possibilitando também a participação de estudantes da graduação e pós-graduação nos processos de produção e desenvolvimento de mercadorias.

Conforme o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unicesumar, Ângelo Colombini e a coordenadora do Mestrado em Tecnologias Limpas, Márcia Andreazzi, projetos como este vêm ao encontro das propostas dos cursos da instituição, que visam contribuir para o cenário nacional de sustentabilidade energética e busca de fontes de energias limpas e renováveis.

Colaboração Assessoria de Imprensa