24°
Máx
17°
Min

Em protesto contra reforma do Ensino Médio, estudantes ocupam colégio em Maringá

Estudantes de Maringá protestaram, na manhã desta quarta-feira (5), contra a medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer que reformula o Ensino Médio no país. Eles primeiro caminharam pelas ruas da cidade e depois ocuparam o Colégio Estadual Brasílio Itiberê, na Zona 2.

Os alunos são contrários à iniciativa do presidente Temer e criticam a maneira como a reforma foi feita, por meio de uma medida provisória, sem qualquer discussão com a sociedade civil organizada.

Outro ponto questionado pelos estudantes é a retirada da obrigatoriedade de disciplinas das áreas de humanas, com prioridade apenas para português e matemática, o que pode tornar a educação mecânica, sem reflexão sobre a sociedade e sua formulação.

Também levantam que é impossível falar em ensino integral enquanto persistem problemas básicos de infraestrutura. Nesta quarta-feira foram registrados protestos em várias cidades do Paraná, devido ao dia de luta promovido em nível estadual.

Em Maringá, houve a ocupação do colégio, onde foi danificado um portão. No fim da mobilização, estudantes tentavam arrumar o objeto, enquanto vários pulavam os muros.

Já perto das 12h houve confusão, pois uma mulher entrou no colégio e passou a agredir estudantes. A Polícia Militar, que acompanhava a manifestação dos adolescentes a distância, precisou intervir para conter a acusada.

Colaboração Roberto Moraes da Rede Massa