23°
Máx
12°
Min

Em segunda votação, projeto das doulas é aprovado

(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Curitiba) - Em segunda votação, projeto das doulas é aprovado
(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Curitiba)

O projeto de Lei que prevê o acompanhamento de doulas a todas as gestantes em trabalho de parto em hospitais de Curitiba, foi aprovado em segunda votação e agora, segue para sanção do prefeito Gustavo Fruet.  Hoje (9), assim como na sessão de ontem (8), a Câmara de Vereadores foi tomada pelas grávidas e doulas que buscavam há tempos a regulamentação da assistência. Para o grupo a aprovação foi uma grande vitória.

Foram 33 votos a favor, mas, não foi tão fácil aprovar. Uma das emendas, que ficou para decisão hoje, era justamente a que proibia a entrada das doulas nos centros cirúrgicos, porém, após um intenso debate, a emenda foi derrubada e o projeto aprovado.

Desta forma, se sancionada, todas as gestantes têm garantido o direito de serem acompanhadas antes, durante e no pós-parto por uma doula.

O que é?

As doulas são acompanhantes que oferecem suporte afetivo, físico e emocional para mulheres gestantes, em trabalho de parto ou no de parto que oferecem suporte afetivo, físico, emocional e de conhecimento para as mulheres. Esse suporte pode ser dado antes, durante e depois do parto. A função da doula é atender as necessidades da mulher.