22°
Máx
14°
Min

Empresários de Chopinzinho investem na gestão da qualidade

Representantes de oito micro e pequenas empresas de Chopinzinho, a 87 quilômetros de Francisco Beltrão, participaram da primeira etapa do programa Sebrae Mais Gestão da Qualidade nos dias 15 e 16 de março. Promovido em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (Acec) e Prefeitura Municipal, o programa recebeu os participantes no auditório da Acec.  A metodologia reúne soluções inovadoras projetadas para atender às necessidades das empresas e ganho de competitividade.

O Sebrae Mais Gestão da Qualidade está estruturado em cinco módulos: compromisso com o êxito; fundamentos da excelência; D-Olho na qualidade - 5S para pequenos negócios; parcerias eficazes; e processos - padronização e melhoria contínua. A consultora do Sebrae/PR, Dianalu de Almeida Caldato, observa que os representantes das empresas participantes terão 80 horas de capacitação, com dois encontros a cada quinze dias. “Os encontros serão intercalados com as consultorias. Serão mais 34 horas de consultoria personalizada, em que as micro e pequenas empresas colocarão em prática o que aprenderam na capacitação teórica”, detalha Dianalu.

Hermes Carlos Cenci é proprietário de um supermercado que está inscrito no Sebrae Mais Gestão da Qualidade. O empresário conta que o objetivo é buscar inovação e crescimento da empresa. “Temos muito a melhorar, com certeza. Por mais que a gente acompanhe as tendências, procure dar treinamentos aos colaboradores, e nós mesmos nos reciclarmos, sempre existem falhas a corrigir”, analisa. Cenci, que administra um supermercado que está em Chopinzinho desde 1977, considera que o programa oferece bom custo-benefício e acredita que os resultados finais serão positivos.

Parcerias fortes

A execução do Sebrae Mais Gestão da Qualidade conta com a parceria da Acec e da Prefeitura de Chopinzinho.  O presidente da Acec, Álvaro Dênis Ceni Scolaro, entende que, “por se tratar de um programa avançado do Sebrae/PR, as empresas terão acesso a conhecimento aprofundado”. Scolaro acredita que as empresas participantes podem melhorar as práticas de gestão. “Principalmente a qualidade de seus produtos ou serviços, garantindo diferenciais frente aos seus concorrentes e através de inovações para enfrentar os desafios de mercado tão competitivo como o nosso”, define.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Chopinzinho, André Budine, salienta que o crescimento das empresas é benéfico para a comunidade. “Para gerarmos o desenvolvimento econômico do município, temos que visualizar a questão do avanço das tecnologias, do avanço dos empresários. Trabalhar com gestão dos conhecimentos é importante e essa transferência de conhecimento por parte do Sebrae/PR contribuirá para que empresários possam melhorar nas suas atividades”, completa Budine.

Colaboração Assessoria de Imprensa.