23°
Máx
12°
Min

Encontro da Safra reúne produtores e profissionais do agronegócio

- Encontro da Safra reúne produtores e profissionais do agronegócio

Foi realizado nesta sexta-feira (1°)o Encontro da Safra 2016/2017, uma parceria do Banco do Brasil com a Sociedade Rural dos Campos Gerais, que reuniu aproximadamente 250 pessoas entre revendedores, pecuaristas e produtores rurais da região dos Campos Gerais e foram recebidos pelos anfitriões  Everton Kapfenberger, Superintendente Regional do Banco do Brasil; Edilson Gorte, Presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais e Ivonei Afonso Vieira, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Encontro que foi realizado no Centro de Treinamento do Produtor Rural, recebeu representantes dos municípios de Palmeira, Castro, Sengés, Telêmaco Borba, Jaguariaiva, Irati, Curiúva, Arapoti, Prudentópolis, Teixeira Soares, Rebouças, Tibagi, Carambeí, Ipiranga, além de Ponta Grossa, e contou com a participação do Prefeito Marcelo Rangel, representantes do Emater, Embrapa, Iapar, Uepg, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de Cooperativas da região, demais lideranças, representantes de empresas de assistência técnica, revendas de insumos e equipamentos agrícolas.

“Além de destacar o início da safra no dia de hoje, tivemos como objetivo  apresentar dados e comemorar os bons resultados da safra 2015/2016, fazendo uma prestação de contas aos parceiros do agronegócio da região sobre a atuação do banco”, destaca Kapfenberger

Entre os temas apresentados: novidades para Agricultura Familiar como linhas de incentivo para conservação do solo e no que diz respeito à agricultura de baixo carbono.  Soluções de alta tecnologia para facilitar o atendimento às exigências do Banco Central, como a obrigatoriedade do envio das informações geodésicas das áreas financiadas. No acesso ao crédito rural foi apresentado o APP para celular, Geomapa Rural, que facilitará a agilidade de informações para conclusão da delimitação da área e transmitirá de forma segura para o sistema do Banco do Brasil. Também foram apresentados detalhes sobre a estratégia da Esteira Agro Revenda, onde o produtor dentro da revenda escolhe seu equipamento e ali mesmo apresenta a proposta de financiamento de forma ágil, sem precisar ir até o banco.

A participação do Banco do Brasil no mercado nacional de investimentos agro é de quase 76% e deve aumentar. O Superintendente do Banco realizou comparativos em relação ao DESEMBOLSO de crédito rural na regional Ponta Grossa: na safra 2014/2015 a soma foi de R$ 1,48 bilhões, e na safra 2015/2106 que terminou ontem, os valores já ultrapassaram R$ 1,6 bilhões. A previsão é de aumento para próxima safra.

Para Edilson Gorte, iniciativas e oportunidades financeiras como as apresentadas pelo Banco do Brasil são de grande importância para o produtor rural que precisa constantemente de mais apoio e subsídios para aumentar a capacidade competitiva.


(com assessoria de imprensa)