22°
Máx
16°
Min

Encontro de produtores de cebola acontece nesta quinta-feira

(Foto: Divulgação/AEN) - Encontro de produtores de cebola acontece nesta quinta-feira
(Foto: Divulgação/AEN)

Acontece nesta quinta-feira (31) o 26º Encontro Estadual de Produtores de Cebola. O evento será realizado em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba e deve reunir 700 produtores. De acordo com o instituto Emater, a cebola é uma das principais hortaliças cultivadas no Paraná, com uma produção de 100.526 toneladas nesta safra (2015/16). Está presente em 130 municípios do Estado, envolve cerca de 3.800 produtores, embora as áreas de cultivo mais importantes concentram-se nas regiões de Irati e Metropolitana de Curitiba. A área cultivada soma 5,2 mil hectares, sendo que a região de Curitiba concentra 54% do cultivo e a região de Irati, concentra 30%.

O município de Campo Magro é um importante produtor de cebola, tem 110 produtores que na última safra plantaram 165 hectares e produziram 3.630 toneladas, com produtividade média de 22 mil quilos por hectare, o que representa 3% da produção estadual.

Para esta safra, o  fenômeno El Niño prejudicou a produção de cebola nos três Estados do Sul, que registraram severas perdas no volume colhido. Só o Paraná teve perda de 21% do potencial produtivo, que equivale a um volume de 26,3 mil toneladas de cebola perdidas.

Apesar disso, os preços animam os produtores. Em fevereiro, os agricultores receberam em média R$ 38,66 a saca, bem acima do custo variável de produção é de R$ 14,00 a saca. Essa valorização é atribuída a escassez do produto por conta do clima.

  • Serviço
  • 26º Encontro Estadual de Produtores de Cebola
  • Data: quinta-feira (31), às 9h
  • Local: Centro de Convenções de Campo Magro (Travessa Benjamin Basso com rua Nossa Senhora Aparecida, Centro)